Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão

Conheça Nosso Método

Curso de Meditação

Meditar é uma prática natural que nos traz nossa verdadeira realidade interna e nos leva a superar limites, ter mais controle da emoções, clareza mental e discernimento.

Curso de Meditação

Meditar é uma prática natural que nos traz nossa verdadeira realidade interna e nos leva a superar limites, ter mais controle da emoções, clareza mental e discernimento.

/

O Saneamento Mental

É um método de meditação que tem como objetivo a prática do autoconhecimento através da educação direta da mente, ou seja, sem intermediários. Temos como proposta: Identificar, Organizar e Transformar nosso conteúdo interno. Nosso método é formado por 5 fases: Varredura, Organização Focada, Impessoalidade, Neutralidade e Vacuidade.

Identificar

Para Identificar, utilizamos diferentes técnicas e ferramentas para conseguirmos observar os nossos pensamentos e emoções; os nossos movimentos (internos e externos); para termos dados e ciência de como estamos. 

Organizar

O próximo passo é Organizar. Colocar cada coisa no seu lugar, tempo e espaço. Somente priorizando é que vamos conseguir planejar um plano de voo. Muitas vezes, veremos que o avião está voando sem rumo, comando, com peças faltando... Por isso, tudo deve estar identificado e no seu devido lugar!

Transformar

Aí, chegou a hora de recalcular a rota: Transformar. Algumas vezes teremos que trocar peças importantes sem deixar o avião cair! Causando a menor quantidade de turbulência possível! 

Para todas essas etapas nós temos técnicas e ferramentas específicas que ajudam o processo de autoconhecimento e encurtam nosso caminho nessa jornada eterna.

Confira abaixo nossas 5 fases do Saneamento Mental:

Varredura

primeiro passo para aprender a meditar pelo Saneamento Mental é a Varredura. Varredura é observar e identificar tudo o que se passa em nossa mente. É o início da exploração da nossa mente e seus conteúdos milenares, sem se envolver. É o momento de buscar, através da observação, a origem das coisas que trazemos  conosco e fazer um mapeamento mental.

Observar a mente e os pensamentos, pendências e incomodações, deixar rolar, observando o que está solto, desconexo – tudo irá saltar sozinho a flor da consciência. Descobrir que vários pensamentos não são nossos e que é possível se desfazer deles, apenas buscando o porque estão ali e para que servem.

Identificar os efeitos dos pensamentos em nosso comportamento e atitudes. Varrer todo o lixo para fora. Aprender a diferenciar você e os seus pensamentos.

Observação Focada

Depois de identificar, temos que organizar. Colocar, com foco e reflexão, cada coisa no seu lugar – identificar o que serve e o que não nos serve, eliminando-os através do querer. Alinhar os pensamentos soltos,  como se estivesse organizando suas roupas nas gavetas: camiseta com camiseta, calça com calça e assim por diante. Forme blocos por afinidades e deixe a mente mais “clean” e organizada.

Não brigue com a mente ou exija coisas. É preciso tempo, paciência e muita disciplina para alterar condicionamentos e construir novos blocos mentais.

Impessoalidade

Impessoalidade é refletir sem envolvimento emocional, como se estivéssemosvendo de fora do problema. Lembre-se que o quepassou, passou, sempre com dignidade. Como se fossemos outra pessoa, verificando os excessos e as faltas, onde ocorreu o erro, se exageramos ou não, ao tomarmos a atitude ou açãonecessária, sem buscar culpados. A impessoalidade traz o discernimento e elimina culpas, desenvolve o senso de justiça, que por sua vez traz a justiça. Essa etapa permite-nos quebrar condicionamentos e encontrar novas soluções para os problemas.

Nossa referência será sempre: o que é bom para o todo, é bom para mim. Após tomar atitude interna e decidir o que tem que ser feito, devemos agir ou buscar dentro do possível corrigir o que já foi.

LEMBRE-SE: A impessoalidade deve permear todo o processo do saneamento mental.

Neutralidade

Após decidir internamente com impessoalidade, é hora de neutralizar a mente e apagar todos os resíduos emocionais e restos de pensamentos soltos e desconexos. Exigirá disciplina mental, persistência e continuidadeA neutralidade é um estado mental em que pelo querer, deixamos que a mente se assente... Deixe sua mente trabalhar para você, apenas queira, e deixe.

Nessa etapa, podemos usar algumas técnicas de mentalizações e trabalhar nossa Ação Transformadora. 

Vacuidade

Nela encontramos o silêncioprofundo e a ampliação dos sentidos ou abstração dos mesmos. Permanecemos conscientes, porém em estado de serenidade e absoluto silêncio interior. Um estado de profunda paz invade o ser. Nesse exato momento em que todos os nossos pensamentos cessam é que nos tornamos comandantes de nós mesmos: Do nosso corpo, da nossa respiração e da nossa mente. 

E é aí, que o trabalhorealmentecomeça! Daqui para frente cada um descobrirá por si mesmo. É a expansão do Ser.

Voltar