Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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Pequenas atitudes, grandes diferenças

Desde pequenos nossos pais nos ensinam a lavar as mãos antes das refeições, tomar banho, escovar os dentes, todos esses hábitos fazem parte de nossa cultura e tem como objetivo garantir a higiene, saúde e boa apresentação do nosso corpo.

Mas existe um hábito muito importante que infelizmente não nos é ensinado e geralmente quando atingimos a vida adulta e nos sentimos esmagados pela rotina de trabalho e responsabilidades diversas, sentimos a necessidade e passamos a buscar práticas que nos ajudem a relaxar e acalmar a nossa mente.

Assim como saneamos nosso corpo precisamos aprender a sanear nossa mente, e quanto mais cedo aprendermos essa prática melhor poderemos administrar nossas emoções e atitudes no futuro, levando uma vida mais equilibrada.

Vamos ver agora como sanear a mente e quais são os benefícios dessa prática para as crianças:

 crianças meditando

Criança é sinônimo de brincadeira, correria, alegria e até mesmo de bagunça, certo?

Sim todos esses movimentos fazem parte da infância, tão importante quanto esses momentos é o momento onde a criança aprende que o silêncio e a calma também têm o seu sabor.

 

Primeiro passo, Identificar!

Sente com a criança na postura de meditação, ou ainda coloque a deitada com a barriga para cima, braços e pernas relaxadas, peça que ela respire de forma lenta e profunda. Peça agora para que ela observe como se sente neste momento, quais são os pensamentos que ela tem e consegue perceber, dê um tempo para que ela identifique.

 

Segundo passo, Organizar!

Agora peça a ela que entre todos os pensamentos que ela observou, escolha aqueles que a deixam feliz para guardar e separe aqueles que fazem mal a ela, lhe deixam triste, cansada, com raiva.

 

Terceiro passo, Transformar!

Agora junto com a respiração vamos imaginar cores, ao inspirar vamos imaginar uma cor azul, rosa ou amarela que vai entrando pelo nariz se espalhando por todo nosso corpo e levando calma e tranquilidade, e ao expirar vamos imaginar uma fumaça preta que sai junto com o ar e leva embora os pensamentos que nos fazem mal, e aos poucos nós vamos ficando cada vez mais leves e relaxados.

 

Outras formas de fazer esse exercício:

Peça que a criança feche os olhos e observe seus pensamentos, depois abra os olhos e peça que ela desenhe ou escreva tudo que ela conseguiu identificar, quando ela terminar o desenho vá questionando para que ela reflita de tudo que colocou no papel o que é positivo para aquele momento e o que não é, faça-a refletir no que podemos transformar as coisas que não estão nos fazendo bem, que ações podemos ter em nossa vida para melhorar.

Essa é uma forma mais prática de chamar atenção da criança para o seu universo interno.

Confira também os exercícios de respiração que podem ajudar a acalmar a mente do seu filho no post: 3 exercícios de respiração para você acalmar seu filho.

 

Benefícios dessa prática

 Crianças Heufraten

O principal benefício dessa prática é o desenvolvimento do hábito de parar, fechar os olhos, respirar e perceber todo o conteúdo interno que muitas vezes ignoramos.

Claro que existem outros efeitos positivos, mas esse é um investimento a longo prazo e com certeza fará com que essa criança seja no futuro um adulto diferenciado, que antes de agir observa e reflete a situação buscando a melhor saída, e que apesar de toda loucura externa dentro dele encontrará um refúgio de paz e serenidade.

Outros efeitos da prática:

  • Redução das ondas de pensamento;
  • Melhora na memória e capacidade de concentração;
  • Menos agitação e euforia;
  • Melhoria da qualidade do sono e mais disposição ao acordar.

Todos nós podemos ser melhores e buscarmos um melhor estado. Podemos fazer pequenas modificações que somadas farão grandes diferenças.

  

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