Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
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Nossa vida cotidiana, quase sempre segue um ritmo acelerado, é como se tivéssemos a sensação de que o tempo está caminhando mais rápido do que nós.

 

Começamos várias coisas e as vezes não conseguimos terminá-las; criamos um planejamento e no meio do caminho, algo imprevisto acontece, nos fazendo mudar de direção; criamos expectativas e ilusões sobre as pessoas e as coisas, sem refletir de fato nossa real capacidade de fazer o que precisa ser feito, definindo nossas prioridades.

E quando tudo isso acontece, como reagimos?

1) Com paciência e foco para retomar nosso movimento cada vez que somos interrompidos?

2) Ou com ansiedade e irritabilidade?

Em qual das duas respostas você se encaixa?

Bom devo confessar que muitas vezes me encaixei na opção 2, perdendo o controle das minhas emoções, mergulhando na irritabilidade e me distanciando de desenvolver meu potencial produtivo, gerando mais pendências para o dia seguinte.

Na medida em que venho aprendendo a meditar e me autoconhecer no Espaço Autoconexão, venho descobrindo, que é possível sim, trabalhar meditando e meditar trabalhando. É simples, mas exige força de vontade, observação e reflexão, o tempo todo. É um convite para sairmos da nossa zona do conforto.

Mas como fazer isso no ambiente de trabalho?

 trabalhar-meditando

Independente do lugar onde estejamos podemos tornar a meditação um hábito saneador de nossa mente, tornando nosso clima pessoal mais equilibrado, dinâmico e produtivo, assim apesar de todo movimento intenso presente em nosso trabalho, podemos construir em torno de nós um ambiente em sintonia com o nosso estado mental.

Vamos fazer uma analogia, quando queremos ouvir música e ligamos o rádio, rapidamente vamos buscar as estações que tocam o estilo de música que gostamos de ouvir, deixando para trás os estilos que não nos agradam. Assim nos sintonizamos com a harmonia e o ritmo que nos dão prazer, curtindo uma boa música.

Desta forma também podemos mudar nossa sintonia, pois quando trabalhamos meditando e naturalmente meditamos trabalhando, nos focamos no que precisa ser feito da melhor forma possível, atendemos a todos com paciência e atenção, adaptando-nos as imprevisibilidades, buscando soluções simples para resolvê-las.

Outra vivência que posso compartilhar com vocês é o de cozinhar. Você já se pegou cozinhando em absoluto silêncio dos pensamentos?

 meditar-trabalhando

Apenas cuidando de cada detalhe do prato a ser preparado com toda atenção, dando o seu melhor para que ele ficasse bonito e saboroso? É isso!

Sem perceber você estava trabalhando e meditando ao mesmo tempo.

E o melhor de tudo isso é que quando criamos o hábito, ampliamos nossa percepção das coisas, encontramos soluções simples para os problemas e agimos com mais equilíbrio e moderação.
Vale a pena experimentar esta prática, que com o passar do tempo se tornará um hábito em todos os ambientes de nossa vida. Dirigindo no trânsito, no salão de beleza fazendo as unhas, tomando banho, na fila do banco, no ônibus.

Vamos à algumas dicas para você começar:

#1 Respire lento e profundo toda vez que estiver perdendo o controle de si mesmo;

 respire

 

#2 Observe a qualidade dos seus pensamentos, refletindo se o que você está pensando se encaixa no que você está fazendo, se o ajuda a ser mais produtivo.

 Toxinas da Mente

Caso não se encaixe, mas seja um pensamento importante para você, organize-o, colocando-o em seu lugar e traga o seu foco para o que você está fazendo e faça o que precisa ser feito, da melhor forma possível.

Naturalmente sua mente trará, no momento certo, o pensamento que você organizou.

 

#3 Mantenha sua mesa de trabalho, seus pertences e tudo o que estiver sob a sua responsabilidade organizados.

 ambiente-de-trabalho

 

#4 Não entre na agitação dos outros, observe, reflita e transforme seu clima pessoal.

 

Se ainda assim a sua mente estiver muito agitada, vá até o banheiro, sente-se no vaso sanitário e faça por alguns minutos a respiração polarizada, mentalizando uma brisa suave dissipando as nuvens que encobrem seu potencial produtivo, deixando o sol brilhar e acalmar você. Retome seu trabalho.

Aprenda a Respiração da Polarização no Post: Já reparou como você respira? Aprenda A Identificar E Entender Suas Emoções Pela Respiração.

Estas dicas funcionarão se você praticá-las em seu dia a dia.

Ah! Tente também aos poucos incorporar em sua semana, ao acordar e antes de dormir, alongar o corpo, respirar profundamente e meditar, repassando seu dia, aprendendo com você mesmo, descanse e comece um novo dia, assumindo assim o controle das suas emoções, o comando da sua mente e a assertividade nas ações!

Não sabe meditar? Conheça nosso Curso Online: Aprendendo a Meditar.

Até a próxima!

Postado por Carmen Lúcia Martines

Psicopedagoga e Diretora Pedagógica da Fundação Eufraten. Facilitadora no Espaço Autoconexão. Colunista no Blog Autoconexão - Tema: Educação e Autoconhecimento. Praticante da Meditação, do Yoga Heulosófico e aprendiz da Heulosofia há 22 anos.

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