Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

É também um dos hábitos mais simples de se desenvolver — você pode meditar em qualquer lugar, em qualquer horário, sem nenhum equipamento especial. Os benefícios muitas vezes já podem ser percebidos com apenas algumas seções, sendo algum deles:

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Desenvolvimento do foco e da capacidade de ignorar distrações;
  • Aumento da memória, criatividade e capacidade de fazer conexões inesperadas, encontrando soluções inusitadas para os problemas do dia a dia;
  • Resiliência para trabalhar sobre pressão;
  • Redução da pressão arterial, alívio de dores de cabeça e outras tensões corporais.
  • E mais centenas de efeitos que estão sendo comprovados diariamente por praticantes e pesquisadores. Mas… se é tão benéfico e tão simples de praticar…

Por que é tão difícil criar o hábito de meditar?

 Crianças Heufraten

Nem sempre simples é sinônimo de fácil. No caso da meditação, pode haver uma série de fatores impedindo ou dificultando sua prática. As desculpas mais comuns para não meditar são:

  1. Não consigo ficar de pernas cruzadas, a postura me incomoda.
  2. Minha mente não para. Sempre que tento meditar ela parece ficar mais agitada. Não consigo parar meus pensamentos!
  3. Não tenho tempo, minha vida é muito corrida.
  4. Não sei por onde começar.
  5. Já tentei algumas vezes e não vi resultado.

Para cada um desses empecilhos, temos uma solução ;-)

#1 - Não se estresse buscando a postura perfeita

 Postura Perfeita

Sente-se confortavelmente, no chão ou na cadeira, o importante é manter sua coluna ereta e os ombros relaxados.

Há várias formas de praticar a meditação:

  • Sente-se no chão, pernas cruzadas, mãos sobre os joelhos e coluna ereta;
  • Sente-se sobre uma almofada ou travesseiro, se o chão for desconfortável;
  • Se for difícil manter a coluna ereta, recoste na parede com ou sem uma almofada para ajudar;
  • Se o chão for muito difícil, sente-se numa cadeira ou poltrona, mantendo a coluna ereta.

Use sua criatividade e não se estresse buscando a postura perfeita! A melhor postura é aquela que te deixa confortável durante sua prática.

#2 – Você é perfeitamente normal

 Quebra Cabeça Humano

Passamos uma vida toda construindo nossos vícios, condicionamentos e hábitos. Constantemente alimentamos nossa mente de notícias, fofocas, novidades, músicas, vídeos, tecnologia, entretenimento, trabalho… e raramente damos a ela o tempo para processar, consolidar e eliminar os resíduos dessa sobrecarga de informação.

Como é que podemos esperar que tudo isso desapareça instantaneamente?!

É normal sentar-se para meditar e se deparar com excesso de pensamentos e agitação. Na verdade, essa agitação está sempre presente. O que acontece é que, quando paramos nosso movimento externo, percebemos o nosso real estado mental.

Portanto, não desista da prática quando se deparar com esse turbilhão interno. Saiba que você é perfeitamente normal e que já está dando o primeiro passo para ter uma mente saneada e uma vida mais produtiva.

#3 - A Meditação é uma fábrica de tempo

 Fábrica de Tempo

Se você não tem tempo para meditar, é justamente por isso que deveria começar agora mesmo!

Inicie com apenas 2 minutos por dia. Assim que ficar confiante e perceber os resultados, aumente gradativamente a duração da prática. A boa notícia é que esse hábito, em vez de gastar, acaba por criar mais tempo. Como isso acontece? Simples, você se torna mais produtivo.

Ser produtivo não é fazer seu serviço custe o que custar, mesmo que tome todo o seu dia. Ser produtivo é fazer o que tem que ser feito, da maneira certa, na hora certa, com as pessoas certas e usando somente os recursos necessários. Isso demanda foco, disciplina e continuidade em harmonia total, todos benefícios que a meditação lhe traz com a prática.

Portanto, comece a meditar e veja suas atividades serem realizadas de forma mais assertiva, em menos tempo e com mais qualidade.

#4 - Encontre um método

 Todos Podem Meditar

É fundamental ser bem acompanhado nesse processo. O Autoconexão é um excelente local para praticar.

Conheça nosso método online ou então venha conhecer nosso Espaço:

Espação Autoconexão
R. Nuno Álvares Pereira, 72
Vila Nogueira – Campinas/SP

Não é de Campinas? Acompanhe nossas meditações Guiada pelo nosso canal do Youtube!

#5 - Não tenha pressa!

 Não tenha pressa

Não desperdice suas energias e preocupações tentando eliminar seus condicionamentos e maus hábitos de uma só vez. Demoramos muito tempo para chegar até aqui, não é de uma hora pra outra que tudo vai mudar. Se não tomarmos cuidado, vamos nos frustrar e abandonar a prática antes de colhermos resultados.

Tenha disciplina e controle suas expectativas. Os resultados certamente virão.

Lembre-se: nossa vida é uma maratona e não uma corrida de 100m. Mantenha seu ritmo. Com foco e continuidade todos podemos chegar lá!

  

 

 

Postado por Jonas Rodrigues

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e sócio da empresa de tecnologia UniSoma. Voluntário na Fundação Eufraten e no Instituto Oikon como diretor da área de Pesquisa e Desenvolvimento. Colunista no Blog Autoconexão escrevendo sobre tecnologia e produtividade. Praticante de meditação e aprendiz da Heulosofia desde 2009.

Voltar