Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão

Autoconhecimento

Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

Como algo tão simples pode fazer toda a diferença em nossa vida? Ou a pergunta correta seria: por que a natureza iria querer coisas complicadas para manter nossa saúde e bem estar?

Se eu não estiver sempre atenta, é muito fácil cair nas confusões e ilusões de que o que é diferente, o que está longe de mim e às vezes até coisas impossíveis, são melhores e necessárias para o meu bem estar! Mas bastam apenas 3 min de reflexão para lembrar-me de que o preciso verdadeiramente são coisas simples, acessíveis e que estão bem no meu nariz! (literalmente, rs.)

Você já experimentou tirar um momento de silêncio profundo, em um ambiente com árvores e flores e, simplesmente fazer uma respiração lenta e pausada?

 Autoconexão

Respirar bem eleva o nível de oxigenação das nossas células, massageia os órgão internos, elimina até 80% das toxinas (emocionais e físicas) do nosso corpo e acalma nossos pensamentos e emoções.

Autoconexão 

O processo de revitalização do corpo é amplamente desenvolvido pela biologia que demonstra que o mecanismo de produção da energia para nossa vida está na respiração celular. Para a ciência atual, respirar envolve absorver oxigênio e eliminar gás carbônico.

Para a ciência respirar envolve absorver oxigênio e eliminar gás carbônico. Mas será que respirar é apenas esse ato?

Vamos ampliar esse conceito da ciência ocidental e aprender um pouco mais dos conhecimentos milenares do oriente.

RESPIRAR É UM ATO ALÉM DO OXIGÊNIO E GÁS CARBÔNICO

Você já olhou para o céu azul em um dia ensolarado e viu partículas luminosas brilhantes? Essas micro partículas são energias transformadas diretamente do sol e chamam-se PRANA.

Segundo conhecimentos empíricos da ciência yogue o PRANA é uma energia liberada pelo sol. Essa energia pura é também absorvida pela nossas narinas no processo da respiração. Por isso que no Yoga o ato de respirar chama-se Pranayama ou controle do prana.

ACALMAR A MENTE

 Autoconexão

A prática do pranayama consiste em respirar bem com técnicas de absorção do prana para alimentar todo nosso sistema bioenergético, a nossa mente, pensamentos e emoções.

A comparação é análoga entre a necessidade das nossas células de oxigênio para produzir energia que dá sustentabilidade ao corpo e a necessidade da nossa mente do Prana, para manter nossos pensamentos e emoções em equilíbrio. O cérebro exige oxigênio e a mente Prana.

Pensar já consome muita energia! Que dirá, refletir.

 Pensamentos

Refletir “que é buscar o que está oculto atrás da dúvida, daquilo que ainda não sabemos, ou sabemos e não queremos aceitar”; organizar nossos pensamentos; buscar o discernimento entre o certo e o errado; tomar decisões que podem mudar o rumo de nossas vidas; assumir as perdas e os ganhos de nossas decisões… tudo isso consome energia.

Se não respirarmos bem, como vamos manter todos esse sistema mental funcionando bem?

 Instabilidade Emocional

A falta de energia mental gera instabilidade, o que aumenta a ansiedade, a insegurança e por consequência o medo. Bem vindo ao caos emocional que vivemos hoje. Bem como, “em casa que falta pão, todo mundo é ladrão”, por falta do Prana nossos pensamentos ficam acelerados, confusos e insatisfeitos.

Logo está ficando mais fácil entender porque respirar bem acalma a mente e é o primeiro passo para controlar nossa emoções e ter mais clareza mental.

Respirar bem e alimentar-se bem são as fontes de energia para construir nosso bem estar. Ter bem estar envolve atitudes e comportamentos diversos e integrados conosco mesmo.

 Autoconexão

Essa construção é diária e envolve várias atividades. Não fomos feitos para as comodidades e repetições criadas pela nossa sociedade atual.

 

 

Postado por Paula Andréa

Psicóloga, Gestora da Heulosofia e responsável pela compilação da Psicologia Heulosófica no Instituto Oikon, Facilitadora dos cursos on-line da Plataforma Autoconexão e Colunista no Blog do Autoconexão: - Construindo o Autoconhecimento - conteúdo essenciais. Praticante de Meditação com Saneamento Mental e Yoga Heulosófico há 29 anos.

Voltar