Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

Já ouviu falar de prana, ida e pingala, kumdalini, sushumna, chackras, nadis e pranayamas?

Pois é, esse monte de palavras estranhas vem do sânscrito, (uma lingua da india que surgiu em torno de 1.500 a.C.), e fazem parte do sistema bioenergético, responsável por nos dar energia, vitalidade, ampliação da nossa conciência e autoconhecimento!

Vamos entender um pouco como isso funciona:

O Prana é o substrato vital e energético de todas as funções orgânicas e psíquicas e atua através da respiração. É gerado pelo sol e se manifesta em todos os planos da vida, constitui a força vital do universo. Constitui nosso verdadeiro capital energético (vitalidade). Ele fica no ar, sabe aquelas “cobrinhas” que a gente encherga nos dias ensolarados quando olhamos para o céu? Pois é, aquilo é o prana!

Ao inspirar o ar pelas narinas captamos o prana (energia vital), descendo pelos canais ida (esquerda) e pingala (direita) até chegar no chakra básico;

A nadis Ida e Pingala são relacionada aos dois hemisférios do cérebro. Pingala é extrovertida (Ativa), energia solar a sua Nadi, e corresponde ao lado direito do corpo e do lado esquerdo do cérebro. Ida é a lunar introvertida a sua Nadi, corresponde ao lado esquerdo do corpo e do lado direito do cérebro. Estas nadis também disse tem uma função extra-sensorial, desempenhando um papel nas respostas empáticas e instintivas.

*Wikipédia

A palavra nadi vem da raiz nad (do sânscrito), que significa canaleta, córrego, ou fluxo do nada, e é o canal pelo qual circula a energia da vida.

Ocorre a captação do prana (energia da terra), gerando uma combustão. A fusão de prana e apana gera a kumdalini (energia sexual). A Kumdalini sobe pelo canal central sushumna, alimentando e potencializando os chakras (centros de energia);

Chakras

Tem como objetivo natural atingir a Glândula pineal, ampliando nosso nível de consciência e autoconhecimento.

A glândula pineal é responsável pela regulação dos chamados ciclos circadianos, que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.

 Glandula Pineal

Para potencializar e equilibrar a Energia Vital, segue um pranayama para adicionar na sua prática de yoga ou meditação:

PRANAYAMA DA LUA ou MAHANULOMA

COMO FAZER:

  • Inspire e expire profundamente pelas narinas, esvaziando totalmente o pulmão

  • Coloque a língua no palato, e inspire inclinando a cabeça para trás. Retenha o ar nos pulmões, mantendo a posição o tempo máximo possível

 Pranayama da Lua

  • Expire, inclinando a cabeça para a frente, até encostar o queixo no peito

 Pranayama da Lua

  • Mantenha os pulmões vazios na posição por alguns instantes

  • Repetir o processo de inspiração e expiração lentamente por 03 vezes.

BENEFÍCIOS:

  • Regula as glândulas tireoides e paratireoides

  • Desenvolve o lado sensível do ser (ying)

  • Regula o hipotálamo

  • Tonifica o sistema nervoso

  • Melhora a digestão

  • Aumenta a Força de Vontade

Esse exercício é natural e não tem contra indicações

Comece a praticar todos os dias por 10 minutos, e toda vez que sentir que está saindo do seu equilíbrio. Praticando estes exercícios vamos educando a nossa respiração, conquistando saúde física e emocional.

Venha praticar com a gente! Agende uma aula de Yoga Experimental Gratuita Agora!

Voltar