Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

Esse jargão dos anos 90, nunca esteve tão em alta, e basta nossa saúde falhar para descobrimos o quanto ele é verdadeiro e que existe muita sabedoria nessa frase.

A saúde depende de muitos fatores e mantê-la é uma construção para a vida toda. Não basta cuidarmos do corpo; o corpo e a mente são dois corpos distintos, porém totalmente integrados.

Vamos fazer uma analogia, não é a mais ideal, mas foi a que melhor encontrei, portanto, vamos procurar compreender o seu sentido, ok?

 Harware e Software

Um computador é formado por hardware (a parte física do computador) e software (os programas que instalamos). Ambos são independentes, porém estão interligados e o bom funcionamento de um, está diretamente relacionado com o outro.

Assim podemos comparar o nosso corpo e mente.

O corpo resultado de milhões de anos de evolução genética, adaptando-se à vida para manter a sobrevivência e garantir a perpetuação da nossa espécie.

A mente humana resultado também dessa evolução, vem se desenvolvendo para armazenar informações essenciais e encontrar soluções para melhorar a nossa sobrevivência e aprendizagem.

Não dá para cuidarmos de um só, porque se não a nossa saúde “vai para o saco”. Corpo e mente exigem manutenção, atualização, “check up”, “upgrade” constantes!

Os nossos excessos emocionais estão para a mente, assim como os tóxicos estão para o corpo.

 Toxinas da Mente

Todos os dias ingerimos nos alimentos pequenas quantidades de conservantes, agrotóxicos, gorduras trans, entre outros, sem falar dos cigarros, drogas, álcool, açúcar, sal em excessos e a lista só vai aumentando… em alguns anos estamos com nossa saúde comprometida desnecessariamente.

As nossas emoções são como esses tóxicos, vamos exemplificar pelo açúcar e o sal, em pequeninas quantidades e de boa qualidade (frutose ao invés de sacarose, sal marinho ao invés do sal iodado) são fundamentais para a vida, porém quando em quantidades e qualidades ruins é o caos.

As nossas emoções são produtivas dentro de um padrão e limite, acima de um ponto, elas causam desordem, desequilíbrios e até transtornos. Todos os dias pequenas contrariedades somadas às decepções, ansiedades, inseguranças… e, bem vindo à desordem mental. Em nossa juventude, muitos vezes conseguimos “driblar” esses excessos, mas depois dos 40, 50… tudo começa a desmoronar.

Devagarinho vão tirando nossa saúde, discernimento e “tesão” pela vida.

Somos muito mais do que pensamos e seremos muito mais felizes quando desenvolvermos nosso potencial e conquistarmos uma saúde mais permanente e integral.

Vamos relembrar dicas essenciais para manter esse sistema em bom funcionamento:

Corpo

  • Alimentação equilibrada e o menos industrializada possível
  • Exercícios diários adequados
  • Consultas médicas periódicas
  • Conhecer o histórico genético familiar – doenças mais frequentes e pontos fracos
  • Dormir bem e na quantidade que você precisa.

Mente

  • Praticar o autoconhecimento;
  • Identificar suas tendências emocionais e a sua química mental;
  • Equilibrar seus excessos emocionas – ansiedades, raivas, apegos, ciúmes, inveja, orgulho, vaidade…
  • Meditar todos os dias, de preferência com um método que o auxilie na sua organização mental e no autoconhecimento;
  • Conquistar o comando da mente, o controle das emoções e a assertividade nas ações.

Corpo e mente

Agirmos de forma proativa, com senso de realidade e assumir a responsabilidade de cuidar de nossa saúde.

Vamos eliminar nossos excessos do corpo e da mente e começar a construir nossa autoconexão!


Foto do Excesso emocional por Kristof Magyar

 

 

Postado por Paula Andréa

Psicóloga, Gestora da Heulosofia e responsável pela compilação da Psicologia Heulosófica no Instituto Oikon, Facilitadora dos cursos on-line da Plataforma Autoconexão e Colunista no Blog do Autoconexão: - Construindo o Autoconhecimento - conteúdo essenciais. Praticante de Meditação com Saneamento Mental e Yoga Heulosófico há 29 anos.

Voltar