Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

A cada dia nossa vida torna-se mais corrida, quase não sobra tempo para cuidar de nós mesmos. Sabemos que para ter um corpo saudável, temos que ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas com regularidade, ter uma boa noite de sono e realizar atividades que nos deem prazer.

Mas como conseguir, nos dias de hoje, incorporar em nossa rotina diária estas ações, tornando-as um hábito em nossa vida?

Gostaria de compartilhar com você, um pouco da minha rotina para cuidar do meu corpo e educar a minha mente, acredito que ao relatá-la no Blog Autoconexão, me sentirei ainda mais comprometida e autoconectada comigo mesma para realiza-la e quem sabe estimulá-lo a vencer o desafio de começar!

Atualmente estou com 47 anos, tenho uma rotina intensa de trabalho profissional e voluntário de segunda à sábado, saindo de casa às 7h00 da manhã, retornando às 21h00.

20 anos atrás eu perdi meu marido com câncer, na ocasião minhas duas filhas eram pequenas e eu tinha o desafio de educá-las sem a presença do pai.

Foi na prática do trabalho voluntário, do yoga e da meditação que encontrei forças, para cuidar bem de mim mesma, superar a dor da perda educar minhas filhas. Eu nunca havia meditado e senti dificuldade de manter minha coluna ereta e lidar com as tensões do meu corpo durante a prática. Foi aí que percebi que eu também poderia ficar doente e improdutiva se não buscasse uma forma de mudar esta situação.

Foi nesta ocasião que comecei meu processo de autoconhecimento.

Yoga Heulosófico

Comecei mudando minha rotina diária, aos poucos. Afinal se todos os dias temos que tomar banho e escovar os dentes, também podemos colocar em nossos hábitos: alongar o corpo e meditar ao acordar ou antes de dormir.

Assim me desafiei a acordar mais cedo para cuidar não só do meu corpo, mas também da minha mente.

Confesso, que não foi nada fácil, pois muitas vezes a cama me chamava para dormir mais. Mas fui aos poucos, vencendo a preguiça, acordando 15 minutos mais cedo, depois que me habituei, passei a acordar 30 minutos e há alguns anos consigo acordar 1 hora e meia antes do horário que poderia acordar para me arrumar e ir para o trabalho.

MINHA ROTINA

Diariamente

  • acordo por volta das 05h00 da manhã
  • tomo 2 copos de água morna, o que estimula o funcionamento do intestino, ajuda a reduzir a barriga e queimar as gordurinhas em excesso;
  • Em seguida faço uma série de alongamentos que preparam o meu corpo e trazem foco e serenidade para a minha mente na prática do Yoga e da meditação conectiva.

Uma vez por semana

  • às 6h00 da manhã faço aula de Pilates em um Studio;
  • 2 vezes por semana faço aula de Yoga no Espaço Autoconexão, onde aprendo novas práticas, investindo na saúde do meu corpo, no autoconhecimento e na educação da minha mente.

Alimentação

Com o passar do tempo, busquei equilibrar também a minha alimentação ingerindo mais frutas, verduras, legumes, bebendo mais água e reduzindo o consumo do glutén e da lactose.

Comecei a sentir os efeitos dessas mudanças em minha vida com poucos meses de prática.

Dificilmente fico doente, tenho mais disposição e vitalidade.

Consigo administrar melhor situações de conflito, encontrando equilíbrio para refletir e tomar decisões com mais segurança, sem tanto medo de errar, e quando erro, procuro refletir e transformar o erro em aprendizado para o acerto.

Acredito que estou passo a passo, construindo minha longevidade produtiva. Não é impossível alcança-la. Muitas pessoas esperam uma doença grave chegar para refletir e transformar sua forma de encarar a vida.

Não precisamos esperar que a doença bata em nossa porta, que a nossa mente fique cada dia mais confusa e ansiosa e os nossos pensamentos acelerados e desconexos, ganhando de presente a angústia e a depressão.

Podemos aprender observando a natureza, a água que é um líquido puro, se ficar parada, criará limbo e doenças, o que dirá o nosso corpo e a nossa mente sem um movimento de renovação?

Na natureza tudo é movimento constante, nada se perdem tudo se transforma.

Vamos lá! Anote aí os ingredientes desta receita:

  • Força de Vontade
  • Planejamento
  • Organização
  • Disciplina e Continuidade

Modo de preparar:

Junte a força de vontade com o desafio de transformar sem pressa a sua vida e sentir-se bem consigo mesmo. Adicione a disciplina e a continuidade, misture bem, recheie com uma camada de organização, despeje na forma do planejamento e leve ao forno moderado para assar durante toda a sua vida.

Enquanto assa, você vai sentir um aroma diferente, perfumando sua mente. Seu foco a cada dia vai ficar mais claro e seus objetivos mais definidos.

Depois de pronto, você vai saborear a conquista da saúde e da longevidade produtiva.

E então, vamos começar? Bom apetite!

Postado por Carmen Lúcia Martines

Psicopedagoga e Diretora Pedagógica da Fundação Eufraten. Facilitadora no Espaço Autoconexão. Colunista no Blog Autoconexão - Tema: Educação e Autoconhecimento. Praticante da Meditação, do Yoga Heulosófico e aprendiz da Heulosofia há 22 anos.

Voltar