Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão

Autoconhecimento

Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

Tenho certeza que você já ouviu dizer que algumas doenças têm fundo emocional. Que algumas pessoas somatizam suas emoções. Ou ainda que o corpo muda sua temperatura de acordo com o que estamos sentindo.

Agora, você já parou para refletir porque cada pessoa tem uma reação diferente em uma determinada situação?

Diante de uma situação de estresse uns suam frio, outros perdem apetite, tremem as mãos, pernas bambas ou ainda uma vontade desesperadora de sair correndo…

Essas diferentes reações acontecem porque cada pessoa carrega registros de acordo com suas experiências vividas, que sem controle ou saneamento, nos leva a agir por impulsividade. Isso é o que chamamos de EMOÇÃO.

Sim, emoção é AÇÃO!

Emoção vem do latim = MOVERE. São nossas ações e reações, ligadas à sobrevivência.

Mas qual o problema com as emoções? Não é isso que nos torna humanos?

 Mãe e bebe

Exatamente, a emoção em si não tem problema nenhum. Isso se estivermos vivendo em harmonia e equilíbrio.

Com os estudos mais modernos podemos visualizar fisicamente o que acontece com o cérebro humano durante a exposição às emoções. A Técnica de Neuroimagem permite mapear as regiões cerebrais ativadas e desativadas durante as situações da vida.

 Cérebro e emoções

Áreas cerebrais envolvidas em reconhecimento visual, passam a apresentar:

  • maior irrigação sanguínea
  • metabolismo mais intenso
  • maior atividade dos neurônios

Enquanto isso, o comando cerebral para o corpo também faz com que soframos mudanças de temperaturas:

 Quimica Emocional

Quem cumpre esse papel são os neurotransmissores, que são substâncias químicas fundamentais na comunicação entre os neurônios, que regulam nosso organismo e são ativadas pelas nossas EMOÇÕES.

Para cada situação nosso cérebro envia comandos para que nossos neurotransmissores produzam uma determinada substância química.

Algumas substâncias químicas que controlam nossas reações:

  • dopamina,
  • adrenalina,
  • noradrenalina,
  • cortisol,
  • serotonina,
  • insulina,
  • hormônios tireoidianos, etc.

Para entender melhor, quando estamos numa situação de perigo, nosso corpo libera uma carga extra de adrenalina e noradrenalina. Assim termos a resposta física mais rápida para reagir.

Esses são comandos de sobrevivência, regula o sistema cardíaco, nos dá ânimo, controle da ansiedade e da dor, resistência às infecções, entre outros.

Quando perdemos o controle das nossas emoções, todas essas reações químicas sofrem alterações, pois para acontecerem, elas precisam estar dentro da temperatura e pH ideal.

Quando passamos a ficar “adaptados” nessa situação de estresse fisiológico, passamos a nos expor às situações para que nosso organismos libere com mais frequência essa substância. Aí mora o perigo, pois, com o tempo, vamos desequilibrando cada vez mais aquela substância para permanecer no mesmo estado químico desarmônico no qual nos condicionamos. Nosso organismo chega num limite, e com o tempo entramos num processo de exaustão. Assim, vêm problemas como diabetes, tireoide, pressão alta, mau humor, inibição do desejo sexual, osteoporose, depressão e muitas outras doenças…

Por esta razão, o equilíbrio das emoções é tão importante no nosso dia a dia.

Depois de tanta química, fica mais claro entender o bem estar que sentimos com a meditação! É o nosso corpo funcionando em perfeito equilíbrio, em perfeita química!

Veja esse infográfico com os benefícios da meditação.

 Benefícios da Meditação

Quer colher os benefícos da Meditação? Clique aqui e medite conosco.

Voltar