Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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Com 9,3% da população diagnosticada com algum transtorno de ansiedade, o Brasil lidera o ranking de país mais ansioso do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde.

Já a depressão, atinge quase 6% da população, deixando o Brasil em quinto lugar na lista dos países com maior taxa da doença.

O que aconteceu com o país do Carnaval, samba e futebol?

Por que será que essas paixões nacionais já não são suficientes para trazer uma sensação real e duradoura de bem-estar?

Para entendermos esse processo, é preciso entender um pouco melhor o que é ansiedade e como a mente humana funciona.

Afinal, o que é ansiedade?

Ansiedade discreta

Segundo o filósofo Dr. Paulo Zabeu, autor da Heulosofia – Ciência do Autoconhecimento, "ansiedade é o desejo incontrolado de antecipar o tempo e o espaço, querer que o amanhã seja hoje.

É a pressa que caminha para o nada, em di­reção a lugar nenhum, que, sem o devido cuidado da reflexão, pode nos conduzir a situações constrangedoras, isto é, manifestação da im­pulsividade ou da omissão."

Quer uma maneira fácil de identificar isso? Veja só:

Quem nunca se viu com pressa de terminar alguma atividade para deitar no sofá e não fazer nada? Ou se distraiu, e deu pouca atenção para uma pessoa e no final das contas, não sabia nem do que se tratava a conversa?

Perdeu a conta de quantas vezes comeu um pacote inteiro de bolacha sem ao menos perceber. Só via o tanto que tinha comido, quando enfiava a mão no pacote e não tinha mais nada lá dentro.

Ou ainda, quando seus amigos falam: “Mas eu já te contei isso... lembra, tal dia que eu falei isso e você fez aquilo?” E você fica com um sorriso amarelo, sem reação, pois não se lembra de nada.

Perdi as contas de quantas vezes isso acontecia comigo...

Observar essas pequenas dificuldades em focar no presente, pode ser o primeiro passo para identificarmos o quanto estamos ou somos ansiosos.

Mas de onde veio essa vontade incontrolável de viver o amanhã?

E porque pessoas com ansiedade tem mais chances de desenvolver depressão e pânico?

Ansiedade e depressão

Vamos lá, para isso, temos que entender como sua mente trabalha!!

Imagine o seguinte cenário:

O Supermercado que você faz compras, sempre faz promoções. Esse mês, eles estão sorteando uma viagem para Paris. Uma semana, você e um acompanhante. Tudo pago.

Se você for um pouco parecido comigo, sua mente já está considerando a possibilidade de ganhar a viagem. Além disso, você já está pensando se tem dinheiro para estender essas férias pela Europa por mais 3 semanas.

Se o dinheiro que você tem na sua conta bancária não é suficiente, você pensa: vale a pena eu me esforçar, nem que seja para entrar um pouco no cheque especial... Afinal, as passagens que são as mais caras estarão pagas... Tenho certeza que vale a pena!!

Pronto, você deu abertura para sua mente criar um conjunto de expectativas. Você ainda nem ganhou a promoção e já está comprando roupas de inverno.

Logo, enquanto o sorteio não acontece, você vai ficando ansioso. Quer desesperadamente que ele chegue logo pois passou na vitrine de uma loja e viu uma promoção de uma bota que seria ótima para a viagem...

Observe seus pensamentos e me diga se só eu que faço isso, o tempo todo, com tudo!

E aí, chega o sorteio, você não é contemplado e seu guarda-roupas está com um monte de coisas que você dificilmente vai usar tão cedo. Você fica frustrado.

E seu próximo pensamento é: “Será que é de verdade esse sorteio? Deve ter sido a mãe do dono que ganhou... no Brasil, nada funciona mesmo... #@*%$!”.

Veja como seus pensamentos ganharam força sobre você e o estresse que isso lhe causou.

Entenda a história que contei, com a figura abaixo:

Ciclo da Improdutividade 

Essa frustração que compartilhei com você, é uma entre dezenas. Uma a uma vão se acumulando ao longo do dia, caso não seja feita uma reflexão. 

Por isso que, quando nos damos conta, o Salgueiro está entrando na avenida novamente, e minha lista de problemas só aumentou. Mas eu insisto em acreditar que o timão vai jogar no fim de semana, então vamos torcer para o juiz estar num bom dia...

Quanta ilusão...

Minha vida passa diante dos meus olhos. Eu continuo com o pensamento lúdico, achando que se algo não der certo, eu desconto no cartão de crédito. E a frase que os brasileiros mais usam hoje em dia é: “trabalhei tanto, eu mereço!”

Quanto mais expectativas eu vou criando em minha mente, mais ansioso vou ficando. E se não cuidar dos meus pensamentos, a chance de ter angústia (sabe aquela falta de ar que você sente quando respira?!) e cair em depressão, é grande!

 

Não estou tirando o peso da situação econômica do país. Somos diretamente impactados por fatores de risco como: os níveis de pobreza, desigualdade, desemprego e recessão. Fora isso, podemos somar os fatores relacionados ao estilo de vida nas grandes cidades.

É preciso entender que doenças mentais não escolhe gênero, cor, religião ou condição financeira.  

As doenças mentais são reflexo de uma falta de cuidado com os nossos pensamentos.

Percebo como um pensamento inofensivo sobre: “Será que eu vou ganhar essa viagem?” me levou a:

  • Comprar roupas que não preciso,
  • Abrir portas para eu me endividar com 3 semanas de hotéis,
  • Duvidar da credibilidade do supermercado que eu faço compras todas as semanas.

 

Existem inúmeras maneiras para cuidarmos dos nossos pensamentos. Abaixo, deixarei uma lista para você. Mas se você não puder fazer alguma delas, meu conselho é priorizar a meditação.

Foi através da meditação (e no meu caso o yoga também) que consegui superar uma depressão. E digo: Funciona!

Hoje, mantenho com disciplina meus pensamentos organizados. Estou sempre atenta para não dar bobeira e voltar no quadro que estive há tão pouco tempo atrás.

 

FERRAMENTAS PARA ELIMINAR A ANSIEDADE:

  • - Meditação (indico o método do Saneamento Mental, pois ele trabalha diretamente os pensamentos). Quer praticar? Fazemos LIVE toda semana no nosso Canal do Youtube! - Inscreva-se em nosso canal
  • - Yoga
  • - Curso Online – Organizando os Pensamentos
  • - Começar a trabalhar sua Iniciativa Própria, Senso Crítico e Criatividade.
  • - Comece a dar atenção às coisas pequenas do dia a dia
  • - Mirar seus pensamentos e emoções 24 horas por dia

 

Essas dicas, são os primeiros passos entre as diversas outras maneiras de reduzir a ansiedade. Caso você queira descobrir essas novas ferramentas, acompanhe minhas LIVES às quintas-feiras, às 20 horas, onde guio meditação para iniciantes. E melhor, toda semana trarei uma dica especial para os presentes na LIVE!

 

Um grande abraço,

 

Publicitária, Facilitadora no Instituto Oikon, Colunista no Blog do Autoconexão: - Como simples mudanças nos seus hábitos podem mudar seu dia-a-dia e transformar uma sociedade. Praticante de Meditação e Yoga há 7 anos e 11 anos como aprendiz da Heulosofia.

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