Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
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Biologicamente, a respiração é responsável pela troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2).

Mas porque será que nossas emoções estão ligadas ao nosso ritmo respiratório?

Respiração e Emoção

Quando respiramos de maneira lenta e profunda, nosso cérebro recebe uma mensagem tranquilizadora, há uma redução na frequência cardíaca e na quantidade de hormônios do estresse na circulação (adrenalina, dopamina, cortisol).

A pressão arterial diminui, proporcionando uma sensação de calma, combatendo a ansiedade, a angústia e o nervosismo. Além de levar oxigênio para as células e a saída do gás carbônico, eliminando as toxinas.

Pesquisas indicam que a respiração correta auxilia, no tratamento de doenças, como a pressão alta, a insônia, azia, rinite, ansiedade e dor crônica.

Porque perdemos a naturalidade da respiração?

  • Pela deseducação da infância
  • Má Postura do Corpo
  • Estresse e pressão da vida contemporânea
  • Excesso e má qualidade da alimentação
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo
  • Excesso de tecnologia e vícios


Para melhorar, temos que IDENTIFICAR! Como está sua respiração?

 

Respiração vs. Emoção

 

CALMA! SEMPRE TEM UMA SAÍDA!!

Veja alguns exercícios que podem te ajudar:

TAPOTAGEM

Tapotagem

Potencializa, energiza e aumenta a capacidade vital

COMO FAZER:

  • Inspire profundamente e retenha o ar
  • Com as mãos fechadas, bata suavemente sobre o peito por alguns segundos
  • Quando não suportar mais a retenção, incline a cabeça para trás e solte o ar com um sopro forte
  • Repita por 4 vezes


BENEFÍCIOS:

  • Massageamento do tórax
  • Maior capacidade pulmonar
  • Limpa a faringe, laringe e traqueia
  • Potencializa a energia vital
  • Ativa o funcionamento da Glândula Timo
  • Melhora a oxigenação do corpo
  • Regula a temperatura do corpo
  • Dissolve resíduos emocionais, como a angústia, rancor, mágoa e tristeza

POLARIZAÇÃO

Polarização

É a respiração das narinas alternadas

COMO FAZER:

  • Una o dedo polegar com o dedo indicador da mão direita
  • Com o dedo médio tampe a narina direita;
  • Inspire pela narina esquerda, retenha o ar por alguns segundos;
  • Inverta, tampe a narina esquerda e solte o ar pela narina direita.
  • Inspire pela narina direita, retenha o ar, inverta, tampe a narina direita e solte o ar pela narina esquerda, completando o ciclo.

BENEFÍCIOS:

  • Acalma os pensamentos
  • Desenvolve a clareza mental
  • Regula o ritmo respiratório e cardíaco
  • Equilibra as emoções melhorando a ansiedade, a pressa e a euforia
  • Auxilia no tratamento da depressão e síndrome do pânico

 

Esses exercícios são naturais e não tem contra indicações

Comece a praticar todos os dias por 10 minutos, e toda vez que sentir que está saindo do seu equilíbrio.
Praticando estes exercícios vamos educando a nossa respiração, conquistando saúde física e emocional.

 

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