Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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Olá!

Como falamos na parte 1, Hábitos Saudáveis. Onde Foi Que Os Perdemos?, bebês e crianças possuem hábitos que fazem da saúde deles a melhor possível. Vimos os efeitos negativos da falta de atividade física e as mudanças que isso gera em nosso organismo.

Hoje vamos falar da prática do Yoga e meditação para crianças e também adolescentes.

Yoga e meditação? Sim, por que não?

Adolescentes fazendo Yoga no Jardim


Essas duas práticas contribuem para o bom desenvolvimento físico e mental das crianças e adolescentes.

Sou professora de Yoga e atuo há mais de 9 anos dando aulas de Yoga para crianças e adolescentes, e em todos os grupos que trabalhei me deparei com as dificuldades que citei no texto 1 dessa série. (Caso ainda não tenha lido o texto anterior).

Percebi que as crianças e também os adolescentes, não estavam prontos para praticar o yoga e a meditação, as dores no corpo durante as posturas eram grandes e a agitação e a ansiedade não permitiam o fechar os olhos e se concentrar. 

Por isso, vi a necessidade de preparar o corpo e a mente para essa prática. Passei a iniciar as aulas com brincadeiras diversas que envolviam sempre o movimento com o corpo, pular, correr, rolar, dobrar, imitar animais, nesse momento a criatividade não tem limites. A ideia é sempre colocar a galera em movimento e enquanto o corpo se exercita, também vamos colocando para fora a agitação.

Alongamento

 

Após esse momento de aquecimento trabalhamos algumas posturas do Yoga (os Asanas)

Yoga Crianças e Adolescentes

Nesse momento as crianças ficam frente a frente com suas dificuldades, através da observação e da reflexão, vamos conversando com o grupo sobre a importância de cuidar do corpo, questionando sobre como será quando crescermos se não cuidarmos da nossa saúde, e chegamos a uma pergunta complicada: quando ficarmos velhinhos, como vamos ficar?


Refletimos também bastante sobre a relação entre nossa mente e corpo, quanto mais preguiçoso estou, mais rígido e lento meu corpo se torna, quando estou com os pensamentos agitados meu corpo não consegue se acalmar entre outras situações que as vezes são expostas pelas crianças durante a aula.

Após praticar as posturas realizamos alguns exercícios de respiração (Pranayamas)

Pranayamas

Esses exercícios tem como objetivo resgatar a respiração profunda correta e também de acalmar os pensamentos.


Para finalizar a aula, vamos aos poucos introduzindo o exercício da meditação que inicialmente pode ser deitado, depois sentado.

Crianças Meditando

Cada um ficará na companhia de si mesmo, em silêncio. E para nossa surpresa, as crianças e adolescentes, gostam e descobrem o sabor dos diferentes momentos, momentos de alegria, de conversar, brincar interagir com os amigos e momentos de silêncio e tranquilidade onde cada um faz companhia para si mesmo.

No próximo texto, vou falar de algumas brincadeiras, posturas e exercícios de respiração que podem ser feitos com as crianças.

Até lá.

Postado por Mariana Martines

Pedagoga, Professora de Yoga especializada em Yoga para crianças e adolescentes. Colunista no Blog do Autoconexão sobre Yoga e meditação para crianças. Praticante de Meditação e Yoga há 9 anos e 15 anos como aprendiz da Heulosofia.

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