Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

Você também quer meditar e não sabe qual melhor exercício a fazer para conseguir praticar a meditação por pelo menos 40 minutos sentado em uma posição ereta?

Aqui vai uma dica: Fortalecer o Core (núcleo, centro) ou seja, o abdome juntamente com a lombar.

Exercícios isométricos (sem movimentos) como ponte ventral ou aquele onde você não mobiliza seu tronco, são ótimos para lhe trazer estabilidade e manter a coluna ereta por um determinado período.

Eles fortalecem os músculos paravertebrais (pequenos músculos longitudinais localizados ao lado das vértebras da coluna vertebral), além de melhorar o músculo transverso do abdome, responsável por sustentar as vísceras e os órgãos do seu organismo.

Vamos tentar na prática?

Exercício Isométrico

  • deite de barriga para baixo se tiver um colchonete, melhor, senão pode ser feito no tapete, ou solo mesmo.
  • flexione os braços, e apoie o cotovelo no chão;
  • mantenha suas pernas afastadas usando a largura do seu quadril como referência;
  • levante o tronco mantendo o quadril no solo e inicie o movimento de respiração: inspire, estufando a barriga, solte o ar, e murche a barriga ao mesmo tempo fazendo com que seu umbigo fique o mais próximo da sua coluna possível, libere todo o ar do pulmão, e para ajudar simule uma tosse, e ao fazer isso não puxe mais ar, pronto, seu abdome está todo contraído;
  • agora suba o quadril de forma que fique paralelo ao chão, como se fosse uma prancha, alinhando a cabeça (olhe para o chão), os ombros, o quadril e o pé.


Pronto, agora comece a contar o tempo em um relógio!

Você pode respirar nessa posição, porém tente não soltar seu abdome, ou seja, tente mantê-lo com a mesma tonificação durante todo o exercício, com a prática isso melhora muito.

O ideal é fazer de 4 a 8 séries de 15 segundos, com 10 segundos de intervalo entre as séries, e ir aumentando os segundos conforme as semanas e praticar um dia sim, um dia não.

Este é um dos vários exercícios e possibilidades que temos para fortalecer nosso Core, mas iniciando a prática deste exercício você já sente diferença ao praticar a meditação, na posição sentada e ereta. E lembre- se de se alongar, sempre!

Fique ligado nas próximas dicas para uma meditação eficaz.

 

---
Foto do cabeçalho por Quinn Dombrowski

Voltar