Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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Você precisa começar...

Toda vez que surge uma oportunidade de conversar sobre meditação, comento que pratico e o que mais escuto é:

“Nossa, como você consegue?”
“Eu não consigo meditar, não consigo nem ficar quieto”
“Eu não consigo parar de pensar”
“Meu corpo dói, minhas costas doem, minhas pernas ficam formigando”.

 

Logo em seguida vem a minha pergunta: “Mas você sabe o porquê não consegue meditar?”

E agora?

 

Simplesmente porque você não medita.

Assim como o atleta precisa treinar para melhorar seu desempenho, a mente e o corpo também precisam de treinamento. É claro que no começo da prática meditativa é difícil ficar quieto, parar de pensar, o corpo todo incomoda, mas com o passar do tempo, com disciplina e continuidade, esses incômodos não farão mais parte da sua rotina.

Já percebeu que quando estamos cansados mentalmente por qualquer motivo, parece que ficamos travados fisicamente, levantamos com aquele peso na lombar, nas costas e principalmente nas pernas?

É somente um reflexo do nosso estado mental.


Uma das coisas mais importantes para os iniciantes na prática meditativa é a preparação do corpo e, para isso, qualquer atividade física é extremamente benéfica, além dos benefícios que são vários:

  • o fortalecimentos de ossos e articulações,
  • enrijecimento dos músculos,
  • maior flexibilidade,
  • melhora a taxa de glicose no sangue,
  • prevenindo diabetes,
  • contribui para a prevenção de inúmeras doenças como o infarto, derrame cerebral e problemas cardíacos,
  • ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras (no caso das crianças),
  • melhora o fluxo sanguíneo, enfim, além de prevenir todos esses problemas, já funciona como parte do treinamento para o início da prática.

 

Procure uma atividade física que te dê prazer e te agrade.

Abaixo vão algumas dicas para que você comece o treinamento do seu corpo para iniciar a prática meditativa.

  • Procure uma posição confortável, de preferência sentado para começar acomodar as costas e as pernas;
  • Deixe os joelhos estendidos e procure alcançar os pés com as mãos. Não tem problemas se não conseguir, a intenção é apenas alongar os músculos das pernas;
  • Dobre as duas pernas, sentando na posição de lótus ou de "índio" como aprendemos quando criança.
  • Alongue os braços para cima e tente encostar a testa no chão, esse exercício ajuda liberar a articulação do quadril e alonga os músculos que normalmente mais incomodam na prática;

 

No próximo texto, vamos trazer mais dicas, fique ligado. Enquanto isso, mãos a obra.
Exercite-se e sua mente agradecerá.


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Foto do cabeçalho por Adifansnet

 

Postado por Tiago Mulato

Terapeuta Oriental, com especialização em medicina chinesa pela Federação Mundial em Acupuntura, WFCMF, na China. Voluntário do Instituto Oikon e Educador na Fundação Eufraten.

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