Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

A maior parte dos seres humanos nasce sabendo respirar e utilizar seu corpo de maneira inteligente, para comprovar isso basta observar um bebê do seu nascimento aos primeiros passos.

Quando bebês, nossa respiração é profunda e completa, a barriga sobe e desce completando um ciclo perfeito. Aprendemos a engatinhar e em seguida a sentar.

Você já observou a coluna de um bebê sentado?

Postura correta bebe

 

Sem precisar de nenhum apoio, ele é capaz de se manter completamente alinhado. Podemos lembrar ainda da flexibilidade dos bebês que utilizam seus corpos como brinquedos, puxam os pés, se viram, rolam, de forma natural e espontânea.

Seguindo esse ciclo da vida, quando a criança completa 5,6 ou 7 anos de idade espera-se que sua postura seja correta, que as brincadeiras e movimentos da infância mantenham seu corpo ativo e flexível e ainda que a sua respiração profunda garanta sua energia para brincar e aprender.

Infelizmente, essa não é a realidade.

Hoje mais do que nunca, encontramos crianças com problemas de colunas, corpos enrijecidos e preguiçosos.

Bebe e tecnologia

Foi-se o tempo que as crianças brincavam livremente na rua, subiam em árvores, jogavam bola, corriam, pulavam, andavam descalços e se sujavam.
Hoje a televisão, os celulares, tablets, computadores e vídeos games fazem a vez das brincadeiras de rua e da diversão. As consequências desse novo estilo de vida infelizmente não são apenas para o corpo físico, o excesso de estimulo mental também pode atrapalhar o sono, gerar ansiedade e dificuldades de concentração.

Vale a pena ressaltar que a ideia não é voltar aos tempos pré-históricos e afastar as crianças de qualquer tipo de tecnologia, mas sim buscar um equilíbrio entre as atividades do dia-dia.

Crianças Antigas

Cabe aos pais trazer referências criando ambientes onde os filhos possam experimentar diversas atividades a fim de garantir seu desenvolvimento integral, bem como educá-los sobre o momento certo para cada coisa, a diferença entre o excesso e o equilíbrio. Através do exemplo dos pais, diálogos e principalmente o exercício de fazer juntos seja uma prática esportiva, uma limpeza, uma leitura, uma aula de Yoga e até uma meditação.


No próximo texto da série: Voltando a hábitos saudáveis, vamos ver como isso é possível para crianças e adolescentes. Até lá.

 

---

Foto do cabeçalho por Wisconsin Department of Natural Resources
Foto Bebê na paisagem por Eric Lewis
Foto Bebê no computador por Paul Inkles
Foto Portaretrato por Beverly & Pack

Postado por Mariana Martines

Pedagoga, Professora de Yoga especializada em Yoga para crianças e adolescentes. Colunista no Blog do Autoconexão sobre Yoga e meditação para crianças. Praticante de Meditação e Yoga há 9 anos e 15 anos como aprendiz da Heulosofia.

Voltar