Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

A Origem

Estátua Patanjali Statue

 

O yoga surgiu na Índia, é uma das suas seis primeiras escolas filosóficas Indianas. Trata-se de uma forma de viver e não deve ser confundido com uma religião. No Yoga através das práticas de Yama e Niyama (princípios para a ação e comedimento), Asanas (Posturas), Pranayamas (Técnicas respiratórias), Pratyahara, Dharana e Dhyana (etapas da meditação), atingimos a união com o infinito, conhecido como Samadhi. Pantajali (400 a 200 a.C.) foi o autor do primeiro texto conhecido sobre o Yoga, o Yoga Sutras de Patanjali. Nele o Yoga é definido como a paralisação dos turbilhões da mente.


Porém para atingir esse estado profundo de meditação a prática do Yoga considera que a boa saúde física e mental são indispensáveis. Assim fica mais fácil de compreender o significado da palavra Yoga em Sânscrito*, que é: União ou Integração!


O que é?

Yoga Heulosófico

O Yoga foi projetado para permitir que o ser integre seu corpo, mente e essência ou Ogôs (nome que aqui no Autoconexão damos para a essência do ser). O combinado de posturas físicas, respiração, relaxamento e meditação ajudam a acalmar e a educar a mente e disciplinar o corpo. Embora o objetivo principal da prática do Yoga esteja nos efeitos de comando da mente e autoconhecimento com a prática também conquistamos o relaxamento e o alívio do estresse, a melhora da flexibilidade, da postura corporal e ganhamos força e resistência física.

O que você pode encontrar em uma aula de Yoga?

Asanas, Pranayamas, Mantras, Relaxamento e Meditação. Esses 5 elementos são a base do YOGA!

Asanas

Ásana Hatha Yoga

Talvez quando você pense em Yoga imagine alguém se contorcendo ou fazendo movimentos difíceis, isso se deve ao fato dos Asanas serem a parte mais conhecida do Yoga, especialmente no mundo ocidental. Os Asanas são as posturas, são praticadas com permanência e foco total na respiração, no seu corpo e sua mente. Elas tonificam, alongam e fortalecem o seu corpo, estimulam e liberam o fluxo da energia trazendo mais vitalidade e disposição. A combinação da permanência na postura com atenção constante e um ritmo respiratório organizado durante o Asana é o que diferencia a sua prática quando comparada a outro exercício e garante os benefícios tanto físicos como mentais.

Pranayamas

Yoga no Parque

No Yoga chamamos de Pranayama o conjunto de técnicas respiratórias que promovem o controle da respiração e por consequência da nossa energia. A mente e a respiração caminham juntas, ou seja, quando aquietamos e comandamos nossa respiração também podemos ter o mesmo efeito em nossa mente.

Mantras

Meditação

Mantras são sons que quando entoados ativam nosso sistema nervoso e endócrino, promovendo um equilíbrio físico. Eles também possuem a capacidade de reduzir nossas ondas de pensamento e são uma importante ferramenta para conquistarmos a clareza mental.

 

Relaxamento

Savasana

É muito comum que ao finalizar a prática dos Asanas e Pranayamas o praticante de Yoga se coloque na postura de relaxamento, essa etapa da prática permite que o corpo se revigore de forma mais eficiente, aliviando sintomas do estresse e auxiliando no controle da ansiedade.

Meditação

Meditando no deserto

 

Com o corpo mais flexível e tonificado, respiração calma e profunda e tensões aliviadas a prática da meditação se torna mais simples. É aqui que o nosso trabalho de autoconhecimento começa de verdade. E para experimentar todos esses benefícios você pode começar com apenas 10 minutos. Quer saber como? Veja o post: Medite! Só 10 minutos por dia. Pouco, mas sempre! Uma meditação curta e regular é melhor que uma longa, feita esporadicamente!

 

Benefícios

Meditando na Montanha

Com a prática contínua do Yoga você se sentirá mais atento, lúcido e tranquilo para administrar com sabedoria os movimentos da sua vida. Passará também a conhecer melhor a pessoa mais importante da sua vida – Você! Entendendo que somos eternos aprendizes.

Voltar