Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

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Você se lembra de ao longo do seu desenvolvimento escolar alguém ter lhe explicado o que são as emoções, para que elas servem e como podemos educá-las?

 

Posso dizer que nesse aspecto tirei a sorte grande, já que desde os meus 7 anos participo como voluntária na Fundação Eufraten onde hoje também atuo profissionalmente, onde as crianças também aprendem desde os 6 anos a identificar seus impulsos emocionais, refletir sobre sua origem e buscar de forma natural educa-los.

Mas, acredito que essa não seja a realidade de grande parte das pessoas, senão hoje em dia não estaríamos nos entorpecendo de remédios contra depressão e os famosos ansiolíticos e tranquilizantes.

Por isso acredito que a educação é, e sempre será um diferencial, não só o conhecimento técnico, mas também o comportamental.

Medo, tristeza, alegria, ansiedade, timidez, agitação, raiva, fazem parte do nosso dia-dia e também dos das crianças, identificá-las é o primeiro passo para a conquista de uma vida emocional mais equilibrada.

Durante uma aula de Yoga com as crianças é possível ajudá-las a reconhecer suas emoções os recursos podem ser inúmeros desde contação de histórias até brincadeiras onde todos devem interpretar várias emoções escolhidas pelo educador, com uma breve roda de conversa os pequenos rapidamente se identificam com as situações da história ou com as emoções da brincadeira.

Uma vez identificadas podemos dar algumas ferramentas para que as crianças aprendam por elas mesmas a se acalmarem, vou listar agora alguns exercícios de respiração que podem ajuda-los a controlar as emoções:

Vamos começar com o exercício do Sopro Rá:

  • Sentados com as pernas cruzadas coluna reta, vamos inspirar profundamente, segurar o ar e contar mentalmente até 3, no 3 vamos soltar o ar e junto um Ráaaaa! Bem forte.
  • Inspire e repita por 3 vezes. Podemos pedir para que as crianças imaginem todas as incomodações e sensações ruins indo embora junto com o Rá!
  • Ainda na mesma postura do exercício anterior inspire o ar pelo nariz enchendo completamente o pulmão, retenha o ar, leve os ombros perto das orelhas, aperte os ombros, as mãos, os braços e até o rosto fazendo uma careta bem feia, e depois de alguns segundos solte o ar de uma vez só pela boca, repita por 3 vezes.
  • Para finalizar deite com a barriga para cima, deixe todo o corpo relaxado no chão, coloque as mãos em cima da barriga, próximo ao umbigo.

 

Se a criança for muito pequena (entre 3-5 anos) pode-se usar um bichinho de pelúcia leve, colocando o sobre o umbigo, a criança terá o desafio de inspirar e expirar o ar bem devagar e profundamente fazendo com que o bichinho se mexa para cima e para baixo.

No caso de uma criança maior pode-se pedir que ela feche os olhos e com as mãos sinta o movimento da sua respiração, imaginando ao inspirar uma cor azul acalmando seu corpo, relaxando e ao expirar uma cor cinza levando embora o cansaço e os pensamentos negativos.
Essa simples prática pode acalmar a criança antes de dormir ou ainda reduzir a ansiedade antes de uma prova na escola. Se você é pai experimente praticar junto com seu filho e sintam juntos os benefícios.

Aprender a controlar a respiração é o primeiro passo para assumirmos o controle das nossas emoções.

Postado por Mariana Martines

Pedagoga, Professora de Yoga especializada em Yoga para crianças e adolescentes. Colunista no Blog do Autoconexão sobre Yoga e meditação para crianças. Praticante de Meditação e Yoga há 9 anos e 15 anos como aprendiz da Heulosofia.

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