Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Acesse os Cursos

Acesse os Cursos

Como estamos administrando o tempo?

Você tem a sensação de que o tempo está cada dia passando mais rápido?

Tenho observado que o tempo parece correr mais do que nós, e que tudo o que temos para fazer nem sempre é feito dentro do prazo que precisamos.

Essa sensação acaba nos gerando expectativas, frustrações e o famoso estresse, vamos perdendo o gosto e a criatividade no fazer, tornando-nos meros cumpridores desanimados de tarefas.

Refletindo um pouco sobre o assunto descobri que quanto mais compromissos e responsabilidades assumimos nos ambientes de nossa vida, mais temos a sensação de que o tempo voa. Por outro lado, se soubermos administrar nosso tempo, tendo como foco nós mesmos como o eixo produtivo de todos os movimentos, mais descobrimos nossas potencialidades, conseguimos transformar a forma como fazemos as coisas e encaramos os desafios da vida como um novo aprendizado.

Vamos fazer um exercício prático:

Coloque em um papel quanto tempo do seu dia ou semana você utiliza para:

  1. Cuidar de seu corpo e de sua mente, se autoconhecendo;
  2. Conviver com sua família e amigos;
  3. Fazer algo que lhe dê prazer e estimule a sua criatividade;
  4. Investir em sua carreira e profissão;
  5. Ser voluntário desenvolvendo suas habilidades e competências para contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Você deve estar se perguntando: Nossa como consigo tempo para fazer tudo isso?

A resposta é simples: começando por você mesmo. Esse é o nosso maior desafio. Colocamos nosso tempo para cuidar de tudo e de todos, mas não cuidamos de nós. Ficamos sempre em segundo plano.

  • Ah! Amanhã eu faço!
  • ah! Hoje não dá mais tempo!
  • tenho outras coisas para fazer!
  • Ah! Hoje está chovendo!
  • Ah! Hoje está muito calor!
  • E assim vamos encontrando mil desculpas e justificativas para não cuidar de nós mesmos. É como construir uma casa enorme, num terreno sem alicerce.

Quando nos propomos a observar nosso movimento no dia a dia e refletir em formas de torná-lo mais produtivo e saudável, começamos a encontrar soluções simples para modificá-lo. Percebemos onde estamos perdendo tempo seja na preguiça ou direcionando nosso foco para coisas que não agregam nada em nosso aprendizado.

A dica é começar trabalhando nas pequenas coisas, revendo seus pensamentos, sua postura e comportamento, estabelecendo com disciplina e continuidade cada passo da sua mudança no ambiente pessoal, familiar, profissional, social e comunitário.

Crie uma agenda de vida com este foco:

  • Distribua em sua semana as ações que você pode realizar,
  • Encontre formas, simples, objetivas e criativas de fazer as coisas.

Você vai descobrir que sua produtividade vai aumentar sentindo-se mais seguro e preparado para os desafios do dia a dia.

Vamos à mais algumas dicas:

  • Encontre um tempo para praticar atividades físicas que lhe tragam bem estar, como caminhadas, subir e descer e escadas e não de elevador, nadar, correr.
  • Se você trabalha sentado o dia todo, faça pausas a cada 30 minutos para alongar-se e caminhar um pouco e beber água;
  • Pratique yoga e aprenda a meditar, além de conquistar um corpo mais flexível e forte, você vai descobrir e conhecer seu universo interno, educar seus pensamentos e emoções tornando sua mente mais lúcida e suas ações mais assertivas;
  • Identifique uma atividade que lhe traga prazer e que você sinta vontade de aprender: como cantar em um coral, tocar um instrumento, dançar, pintar, tirar fotografias, aprender um novo idioma, artesanato e busque desenvolvê-la;
  • Esteja inteiro em tudo o que você faz. Realizando suas atividades com foco e reciprocidade, dando o seu melhor desde arrumar sua cama, lavar sua roupa íntima no banho, cuidar com qualidade de si mesmo e de sua família;
  • Cultive as amizades que se identifiquem com os seus objetivos e ideais é um estímulo a mais para você crescer e continuar firme em suas metas;
  • Vivencie o trabalho voluntário, encontre um lugar onde você possa oferecer sua expertise, criando ambientes de aprendizagem e transformações produtivas.


Certamente com planejamento, disciplina e continuidade em suas ações, você vai perceber que estará fazendo o que precisa ser feito, em todos os ambientes onde vive, com precisão e ritmo. Compreenderá que o tempo é passageiro, mas é nossa escola de aprendizado e a forma como administramos cada segundo do nosso tempo pode fazer toda diferença em nossa história de vida.

E então que tal começar agora a administrar melhor seu tempo?

Postado por Carmen Lúcia

Psicopedagoga e Diretora Pedagógica da Fundação Eufraten. Facilitadora no Espaço Autoconexão. Colunista no Blog Autoconexão - Tema: Educação e Autoconhecimento. Praticante da Meditação, do Yoga Heulosófico e aprendiz da Heulosofia há 22 anos.

Voltar