Autoconexão - Meditação, Yoga e Autoconhecimento

O Autoconexão é um espaço para você vivenciar o seu melhor. Meditação, Yoga, Cursos, Voluntariado, Livros e Palestras. O caminho para se autoconhecer, online ou presencial! contato@autoconexao.org.br 19 3307-7735 - 19 3307-7736 R. Nuno Álvares Pereira, 72, Vila Nogueira, Campinas-SP, Brasil, CEP: 13088020
Autoconexão
Como lidar com crianças tão diferentes dentro da sala de aula?

Como lidar com crianças tão diferentes dentro da sala de aula?

É comum hoje em dia dizermos que um aluno possui dificuldades de aprendizagem, ou que ele é hiperativo e encaminhá-lo para os mais diversos profissionais. Porém o que se pode perceber é que a escola, os professores e a família estão, em sua grande maioria, despreparados para ensinar indivíduos diferentes, que aprendem de formas diferentes e estão juntos, reunidos em uma mesma sala de aula.

Como podemos mudar essa realidade?

Talvez seja necessária uma transformação em grande escala no sistema educacional.

Mas como grandes mudanças são difíceis, burocráticas e demoradas, faz-se necessário munir o aluno e o professor de ferramentas para que eles possam ter um bom desenvolvimento escolar dentro do sistema de ensino e da sociedade em que ele já está inserido. Esse é o objetivo do trabalho de integrar o Yoga e a Educação.

A cada dia mais escolas adotam a prática do Yoga e da Meditação no Brasil e em outros países. Os benefícios dessas práticas no ambiente escolar são muitos, podemos destacar:

  • Menos agitação e ansiedade por parte dos alunos,
  • o ambiente se torna mais calmo e harmonioso, ou seja, mais propicio para o aprendizado,
  • o professor por sua vez também se sente mais realizado e confiante em seu trabalho.

Confira aqui algumas escolas que adotaram a prática e compartilharam os seus resultados:

 

Para os professores e educadores que quiserem se aprofundar no assunto indico o livro: Yoga na Educação - Integrando Corpo e Mente na Sala de Aula dos autores Micheline Flak e Jacques Coulon.

Ótima leitura!

Postado por Mariana Martines

Pedagoga, Professora de Yoga especializada em Yoga para crianças e adolescentes. Colunista no Blog do Autoconexão sobre Yoga e meditação para crianças. Praticante de Meditação e Yoga há 9 anos e 15 anos como aprendiz da Heulosofia.

Voltar